terça-feira, 12 de abril de 2011

O Universo do Skateboard: Downhill Stand-up

No mundo do skateboard existem algumas modalidades não tão conhecidas quanto o “Street Style” e o “Vert Style”, representadas por verdadeiros ídolos como Rodil Ferrugem e Bob Burnquist respectivamente, mas que possuem milhares de praticantes pelo mundo e competitividade igual ou maior que as práticas mais famosas.

Hoje vamos falar do Downhill Stand-up, modalidade que tem como princípio a descida de ladeiras em busca da maior velocidade e estabilidade nas retas e curvas, onde são disputadas verdadeiras corridas entre os praticantes.

Nos campeonatos de Downhill Stand-up, a velocidade média é de 80 Km/h, e o Brasil tem um representante entre os 4 primeiros do ranking mundial da IGSA (International gravity Sports Association) de 2010: Douglas Da Lua.

Veja o vídeo abaixo:

Maryhill 2009 "O Sonho" from Douglas Dalua on Vimeo.



Douglas Da Lua também detém o recorde mundial de velocidade sobre um skateboard de acordo com o Guiness, 113 km/h, marca registrada em Teutônia, no Sul do país - Cidade que recebe uma das edições do circuito mundial:



As competições costumam ser extremamente emocionantes, pelo risco que os atletas se expõe ao efetuar ultrapassagens e fazer curvas em uma velocidade de tirar o fôlego. É claro que acidentes acontecem, e nenhum atleta deve praticar esta modalidade sem equipamentos de segurança específicos. Joelheiras e capacetes não bastam, é necessário usar uma proteção de couro para o corpo todo.

O skate também precisa de acessórios especiais, como um shape comprido e largo, assim como um truck grande e estável, além de rodinhas que sejam extremamente resistentes e com aderência ideal para grandes velocidades.

Se você gosta é competitivo e gosta de adrenalina, esta modalidade é pra você! Fique ligado, que em breve vou postar sobre todas as outras modalidades do Skateboard, como Freestyle, Downhill Slide, Slalom, Vert, Street, Banks e etc...

Qualquer dúvida, deixe um comentário!

Um abraço, e te vejo na ladeira!

Pistas de Skate: Tiquatira

Em São Paulo existe uma quantidade razoável de pistas de skate públicas, porém dá para contar nos dedos as que realmente têm qualidade e oferecem um espaço adequado tanto para as crianças poder aprender, quanto para os mais experiêntes poder tirar as suas manobras da manga.

Sem dúvida a pista de skate do Tiquatira, se encaixa neste perfil. Localizada na Zona Leste de São Paulo, perto da Penha e Marginal Tietê, este espaço é uma agradável e até certo ponto desconhecida surpresa.


Exibir mapa ampliado

O piso é liso, construído com concreto queimado que permite transições suaves entre os obstáculos, ideal para quem gosta de aprender novas manobras.
A pista não é muito grande, mas o espaço é bem aproveitado. Existe um mini-ramp com um amplo corner que permite fazer um “carving” comprido e rápido, além de corrimãos, rampas 45 graus, e fun boxes para a diversão dos “streeteiros”.

Confira um vídeo do Skatista Jorge Negretti no Tiquatira: (a partir dos 0:45s)


Para os mais profissionais, pode não parecer uma das melhores pistas da cidade. Mas se seu intuito é se divertir sobre 4 rodinhas, independente da sua experiência, este local é um achado.

Um detalhe, é que a pista fica com as luzes acesas a noite toda. Diversão sem hora pra acabar.

Valeu, a gente se vê na pista!

sábado, 19 de março de 2011

De mudança

De mudança. Vejo vocês no meu novo blog