terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

uma Ode a The Who

Antes de estrear uma contribuição a este espaço preciosamente elaborado pelo nosso amigo Drudi, gostaria muito de agradecer o convite e a brilhante idéia:

-Obrigado

Pronto, agora podemos começar:

-The Who-

Muitas pessoas já ouviram falar, mas poucas realmente conhecem o trabalho desta banda, não por falta de talento ou marketing da banda, mas sim por inúmeros fatos, entre os quais se destaca a conteporaneidade e com os Beatles e Rolling Stones, que pegavam grande parte da atenção destinada à música Inglesa na época, principalmente quando passavam pelo funil intercontinental duas vezes até chegar à nossa pátria amada.

Eu não vou me prolongar com detalhes da história da banda (que vale a pena ser pesquisada), mas o The Who começou em meados de 1964, como "The High Numbers", e em 1965 lançou os primeiros sucessos como "I can't explain" e "My Generation", esta última sendo especial para a história do Rock, pois trás o primeiro solo de Baixo Eletrico da história.
Abanda continua na ativa até hoje (teve um intervalo de quase duas décadas entre 0s anos 80 e 90) e é responsável de grandes clássicos'durante este tempo como "Tommy", "The Kids are alright", "Behind Blue Eyes", "Substitute", "Pinball Wizard", "I won't get fooled again", "You better, You bet", "Baba O'Rilley" entre muitos outros.

O The Who contava com 4 componentes muito peculiares:

-Keith Moon: O mago da bateria, com um estilo próprio de tocar, desprendido a compassos de
tempo quadrados e fazendo caretas muito engraçadas enquanto tocava, fazia a cozinha do The Who soar bem diferente de seus contemporaneos. Uma curiosidade sobre o Keith, é que foi ele que deu o nome para a banda "Led Zeppelin".

-John Entwistle: Um baixista discreto em sua forma de tocar, porém um dos mais inovadores de sua geração, foi um dos percursores de baixistas virtuosos e que adicionam musicalidade a música, ao invés de apenas fazer o acompanhamento.

-Roger Daltrey: Exímio vocalista até os dias de hoje (com 60 e poucos anos), era a cara da banda, com sua marca registrada de girar o microfone pelo cabo, foi muito copiado pelas gerações seguintes. Quase foi expulso da banda em 1965, por nocautear Keith Moon, mas a agenda lotada o fez permanecer na banda. Além de volcalista da banda, Daltrey é conhecido pelo seu talendo como ator em diversos filmes e peças de teatro.

- Pete Townsend: A alma do The Who, sem dúvida um dos maiores compositores da história do rock. Ele era responsável pela maioria das composições e músicas da banda e dividia a liderança da banda com Daltrey. Ele foi o responsável pela invenção de uma Opera-Rock, com o álbum Tommy de 1969, e posteriormente o não tão reconhecido, porém não inferior Quadrophenia. Um gênio.

Bom, acabei entrando em alguns detalhes, mas vou deixar pra vocês pesquisarem mais sobre o assunto. O que eu sugiro para ouvir do The Who? Bem segue a lista, em ordem:

-My Generation
-I can't Explain
-Substitute
-The kids are allright
-I can see for miles
-Pinball Wizard
-Baba O'Rilley
-Who are you
-Leaving Here (gravação como The High Numbers)
-ALBUM QUADROPHENIA INTEIRO (destaque para Love, Reign O'er Me, e The Rock...mas só depois que ouvir tudo)

Isso é só pra começar. Depois ouça TUDO, e me diga qual sua preferida.

Um grande abraço,

Keep On Rockin' in The Free World

Um comentário:

Anônimo disse...

XD YAY!
Caí neste blog sem querer, e tive a honra de ser o primeiro a comentar!

É isso aí! the Who rocks! XD

a minha preferida é My Genaration