sábado, 23 de agosto de 2008

A estética e as belas canções dos clipes (quase) P&B nos anos 90 - Parte 3

Acabo de terminar este post, e acrescento este parágrafo inicial para dizer que foi um dos que tive mais gosto em escrever, muito disso por causa da qualidade das músicas e vídeos abaixo e pela felicidade de achá-los na internet.

Quando me lembro do programa "Lado B" nos anos 90 da MTV, alguns vídeos me veem à cabeça: "Tangerine" e "Summer" do Buffalo Tom, o clipe de estréia do Oasis,"Supersonic" , o vídeo da música "100%" do Sonic Youth , um dos primeiros clipes do Smashing Pumpkins,"Siva" e este abaixo.
Eu pouco conheço sobre a banda "Grant Lee Buffalo", inclusive eu confundia com outra banda que também passava no Lado B e que eu decidi incluir neste post de última hora, modificando a chamada do post anterior, os rapazes do "Buffalo Tom". O que eu sei é que o vocalista acabou seguindo carreira solo anos depois deste vídeo, sob a alcunha de "Grant Lee Philips". Mas lembro que o vídeo abaixo é um dos mais belos clipes de balada P&B dos anos 90.

Este clipe foi dirigido pelo fotógrafo Anton Corbijn, responsável pelas fotos do álbum "Joshua Tree" do U2, e pela direção dos clipes "One"(primeira versão), "Please","Electrical Storm" da mesma banda, além de belos clipes como "Strangelove", "Enjoy the silence" e "It's no good" do Depeche Mode (dentre outros clipes da banda), "My Friends" do Red Hot Chilli Peppers, "Heart Shaped Box" do Nirvana, "Mama Said" do Metallica, e até o clipe "Love & Tears" da modelo Naomi Campbell. Bem, vamos ao clipe.

Grant Lee Buffalo - Mockingbirds






Alanis Morissette - "Hand in my Pocket"

Após terminar este post, já compondo o próximo, percebi: como fui esquecer uma das minhas canções favoritas, de um dos melhores álbuns dos anos 90? Conheci Alanis através de seu primeiro Hit no extinto programa Top 10 EUA, a música "You Oughta Know", ainda em 95. O clipe deste post, que segue abaixo, eu vi estrear no mesmo Top 10 EUA, e vi virar um grande Hit, assim como todos os clipes que a cantora lançou deste álbum. "Jagged Little Pill" pode se juntar a grandes álbuns de estréia dos anos 90, perfeitos em sua concepção, tal como "Ten" do Pearl Jam, o disco de estréia homônimo do Garbage, e "Sixteen Stone", do Bush. O primeiro álbum da cantora canadense é tão fantástico que é um dos poucos álbuns que poderiam ter todas suas canções lançadas como clipes, tamanha é a sua qualidade. Um verdadeiro clássico.



Antes de voltarmos ao alternativo, há um belo clipe PB, quase esquecido, de um dos primeiros álbuns da cantora S heryl Crow, eu mesmo havia me esquecido.

Sheryl Crow - "Home"




Mazzy Star foi mais uma grande banda que conheci pelo programa Lado B. Vocês talvez tenham ouvido a baladinha mais famosa que eles fizeram em parceria com a banda dos anos 80, Jesus & Mary Chain, chamada "Sometimes Always". Como abri este post para além do P&B, vou postar este clipe abaixo também. Mas o motivo de Mazzy Star estar neste post é a bela balada matadora "Fade in 2 You", cuja estética de luz e sombra é bem própria da época, tal qual a balada do Bush que postarei mais adiante, ainda neste post.

Segue abaixo os 2 clipes, a simpática "Sometimes Always", pra vocês que talvez tenham ouvido no rádio mas nunca souberam quem tocava, e o clipe sexy e matador da também sexy e matadora canção "Fade Into You".

Jesus & Mary Chain feat. Mazzy Star - "Sometimes Always"






Mazzy Star - "Fade into You"





Conheci o clipe de "Glycerine" do Bush pouco antes do clipe entrar na parada da MTV brasileira da época. O vídeo posssui uma estética de luz e sombras muito próxima do clipe anterior. A música é uma das mais bacanas com violancelo que já ouvi, junto com "Dzarm" do Smashing Pumpkins e uma música chamada "Parting Ways" do pearl jam, que não tem vídeo oficial. Sem mais delongas, vamos ao vídeo:

Bush - "Glycerine"




Em plena ascenção das bandas consideradas as melhores dos anos 90, o Soundgarden lançou aquele que eu considero o melhor álbum deles em 1994, "Superunknown". A música abaixo fala sobre depressão, e o vídeo, dirigido por Jake Scott (que dirigiu "Disarm" do Smashing Pumpkins do post anterior e o primeiro clipe do bush que eu vi, "Comedown") é bem simples. A versão do clipe, inclusive, é diferente da versão do álbum, e na minha opinião e na de um amigo que também curte Soundgarden, é melhor que a do disco.

Soundgarden - "Feel on Black Days"






O clipe que fecha este post é uma balada introspectiva, poderosa, do primeiro álbum do Smashing Pumpkins, do mesmo álbum que o clipe citado no começo deste post, "Siva". Este excelente álbum, "Gish", infelizmente foi sufocado pelo lançamento do álbum que estourou o Nirvana na época, "Nevermind". Como podemos notar, a estética de luz e sombra é também bem parecida com os clipes do bush e o segundo do mazzy star acima.

Smashing Pumpkins - "Rhinoceros"





2 comentários:

fernando drudi disse...

Não sabia que a versão de Fell on black days era diferente no clipe. Mas vou ser obrigado a discordar, prefiro a versão do álbum, talvez por simplesmente estar no álbum.

Aliás um álbum eternamente "de cabeceira" pra mim, que coincidentemente (ou não) tava ouvindo antes de ler o post.

wauchida disse...

Drudi, não ouça todos os clipes do post se não tiver tempo. Mas ouça Jesus e mary Chain feat mazzy Star, o primeiro clipe do post ("Mockinbirds")e o último do Smashing Pumpkins, "Rhinocerous". São grandes canções, ouça nem que seja os primeiros 30 segundos de cada uma.

Lição aprendida sobre os posts linguiça, vou tentar reduzir!