sábado, 30 de agosto de 2008

Rock'n Roll Circus parte 1: Altas confusões, e aventura com uma galera da pesada!

O que teriam em comum bandas e artistas como Guns and Roses, Nine Inch Nails, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Smashing Pumpkins, Gavin Rossdale do Bush, Chris Cornell, Soundgarden,Garbage e Nirvana? Vamos por partes.

Mike Mccready, guitarrista de uma banda chamada "Shadow" nos anos 80, falava com seus amigos para saírem de Seattle, sua cidade natal, em direção à Los Angeles, onde as coisas estavam realmente acontecendo. Afinal, um baixista de Seattle que atendia pelo apelido de Duff estava fazendo sucesso em diversas casas de shows na região da Sunset Strip (Los Angeles) com sua banda Guns and Roses. Chegando na cidade, após descobrir ser portador de uma doença, Mike acaba voltando para Seattle, onde, 3 a 4 anos depois, Mike Mcready integraria o Pearl Jam. Em 2008, Mike Mccready juntou seus amigos do Shadow e Duff para tocar em um show beneficente em prol de pesquisas sobre a doença que sofre. O resto do pessoal fica pros próximos posts.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Alguém viu? Centésimo Post!

Pessoal, acabei não reparando que o centésimo post já foi! Tomei a liberdade de modificá-lo e incluir um singelo vídeo no final. Drudi e Danilinho, espero que vcs não se importem, Julio, espero que vc não se importe de eu ter usado o nome de banda que você inventou.

Acessem aqui
, e vejam a surpresa abaixo!

sábado, 23 de agosto de 2008

A estética e as belas canções dos clipes (quase) P&B nos anos 90 - Parte 3

Acabo de terminar este post, e acrescento este parágrafo inicial para dizer que foi um dos que tive mais gosto em escrever, muito disso por causa da qualidade das músicas e vídeos abaixo e pela felicidade de achá-los na internet.

Quando me lembro do programa "Lado B" nos anos 90 da MTV, alguns vídeos me veem à cabeça: "Tangerine" e "Summer" do Buffalo Tom, o clipe de estréia do Oasis,"Supersonic" , o vídeo da música "100%" do Sonic Youth , um dos primeiros clipes do Smashing Pumpkins,"Siva" e este abaixo.
Eu pouco conheço sobre a banda "Grant Lee Buffalo", inclusive eu confundia com outra banda que também passava no Lado B e que eu decidi incluir neste post de última hora, modificando a chamada do post anterior, os rapazes do "Buffalo Tom". O que eu sei é que o vocalista acabou seguindo carreira solo anos depois deste vídeo, sob a alcunha de "Grant Lee Philips". Mas lembro que o vídeo abaixo é um dos mais belos clipes de balada P&B dos anos 90.

Este clipe foi dirigido pelo fotógrafo Anton Corbijn, responsável pelas fotos do álbum "Joshua Tree" do U2, e pela direção dos clipes "One"(primeira versão), "Please","Electrical Storm" da mesma banda, além de belos clipes como "Strangelove", "Enjoy the silence" e "It's no good" do Depeche Mode (dentre outros clipes da banda), "My Friends" do Red Hot Chilli Peppers, "Heart Shaped Box" do Nirvana, "Mama Said" do Metallica, e até o clipe "Love & Tears" da modelo Naomi Campbell. Bem, vamos ao clipe.

Grant Lee Buffalo - Mockingbirds






Alanis Morissette - "Hand in my Pocket"

Após terminar este post, já compondo o próximo, percebi: como fui esquecer uma das minhas canções favoritas, de um dos melhores álbuns dos anos 90? Conheci Alanis através de seu primeiro Hit no extinto programa Top 10 EUA, a música "You Oughta Know", ainda em 95. O clipe deste post, que segue abaixo, eu vi estrear no mesmo Top 10 EUA, e vi virar um grande Hit, assim como todos os clipes que a cantora lançou deste álbum. "Jagged Little Pill" pode se juntar a grandes álbuns de estréia dos anos 90, perfeitos em sua concepção, tal como "Ten" do Pearl Jam, o disco de estréia homônimo do Garbage, e "Sixteen Stone", do Bush. O primeiro álbum da cantora canadense é tão fantástico que é um dos poucos álbuns que poderiam ter todas suas canções lançadas como clipes, tamanha é a sua qualidade. Um verdadeiro clássico.



Antes de voltarmos ao alternativo, há um belo clipe PB, quase esquecido, de um dos primeiros álbuns da cantora S heryl Crow, eu mesmo havia me esquecido.

Sheryl Crow - "Home"




Mazzy Star foi mais uma grande banda que conheci pelo programa Lado B. Vocês talvez tenham ouvido a baladinha mais famosa que eles fizeram em parceria com a banda dos anos 80, Jesus & Mary Chain, chamada "Sometimes Always". Como abri este post para além do P&B, vou postar este clipe abaixo também. Mas o motivo de Mazzy Star estar neste post é a bela balada matadora "Fade in 2 You", cuja estética de luz e sombra é bem própria da época, tal qual a balada do Bush que postarei mais adiante, ainda neste post.

Segue abaixo os 2 clipes, a simpática "Sometimes Always", pra vocês que talvez tenham ouvido no rádio mas nunca souberam quem tocava, e o clipe sexy e matador da também sexy e matadora canção "Fade Into You".

Jesus & Mary Chain feat. Mazzy Star - "Sometimes Always"






Mazzy Star - "Fade into You"





Conheci o clipe de "Glycerine" do Bush pouco antes do clipe entrar na parada da MTV brasileira da época. O vídeo posssui uma estética de luz e sombras muito próxima do clipe anterior. A música é uma das mais bacanas com violancelo que já ouvi, junto com "Dzarm" do Smashing Pumpkins e uma música chamada "Parting Ways" do pearl jam, que não tem vídeo oficial. Sem mais delongas, vamos ao vídeo:

Bush - "Glycerine"




Em plena ascenção das bandas consideradas as melhores dos anos 90, o Soundgarden lançou aquele que eu considero o melhor álbum deles em 1994, "Superunknown". A música abaixo fala sobre depressão, e o vídeo, dirigido por Jake Scott (que dirigiu "Disarm" do Smashing Pumpkins do post anterior e o primeiro clipe do bush que eu vi, "Comedown") é bem simples. A versão do clipe, inclusive, é diferente da versão do álbum, e na minha opinião e na de um amigo que também curte Soundgarden, é melhor que a do disco.

Soundgarden - "Feel on Black Days"






O clipe que fecha este post é uma balada introspectiva, poderosa, do primeiro álbum do Smashing Pumpkins, do mesmo álbum que o clipe citado no começo deste post, "Siva". Este excelente álbum, "Gish", infelizmente foi sufocado pelo lançamento do álbum que estourou o Nirvana na época, "Nevermind". Como podemos notar, a estética de luz e sombra é também bem parecida com os clipes do bush e o segundo do mazzy star acima.

Smashing Pumpkins - "Rhinoceros"





sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Centésimo Post: Dose dupla(?) 3: Wild Horses

Comemorando... 100 posts completados!

Aproveitando a aderência do Drudi ao dose dupla, temos aqui uma edição especial do dose dupla, quando ele vira dose "septupla". A música em questão eu conheci por meio de uma cover tocada no clássico show do Guns and Roses em Paris em 92, que teve participação de diversos artistas, como Lenny Kravitz, Aerosmith, etc. O GNR tocava esta cover muito mais instrumental que cantada, e a letra só vinha no finalzinho mesmo.

A música original veio pela primeira vez ao mundo no álbum Sticky Fingers dos Stones, de 1971, aquele com o cara com a mão no bolso da calça jeans, e foi composta pela dupla dinâmica dos Stones (precisa falar quem?. A música é bem parecida com esta versão atual, mais recente. Wild Horses já foi regravada por uma porção de gente boa e por gente não tão boa assim. Posto abaixo algumas versões e covers mais relevantes, começando com uma pelo grupo original:

Rolling Stones



A próxima é a cover tocada pelo GNR na turnê do Use Your Illusion,naquele histórico show de Paris:

Guns and Roses - Use Your Illusion Tour



Nos anos 90 tinha uma banda de rock muito legal chamada Bush, que fazia uma espécie de som "pós grunge". Vocês podem se lembrar da banda pelo hit "machinehead". Abaixo, segue a cover dos Stones pela voz do vocalista do Bush, Gavin Rossdale, e sua banda na época:

Bush




Nos anos 90, conheci uma bela banda com uma linda vocalista chamada Hope Sandoval. Sua banda, Mazzy Star, era figurinha carimbada no programa "Lado B" da MTV. A versão abaixo está em um dos primeiros álbuns da banda, "So tonight that I might see"

Mazzy Star




Eddie Vedder é o exemplo de cara simples e legal. Ele consegue fazer amizade com vários de seus ídolos e tocar com quase todos eles. A versão abaixo é do vocalista do Pearl Jam com os Stones. Reparem no burburinho quando ele entra:

Eddie Vedder (Pearl Jam) & Stones



Chris Cornell praticamente dispensa apresentações. Confira esta versão abaixo, do ex vocalista do Soundgarden e do Audioslave:

Chris Cornell



A última cover é de uma versão ao vivo do Garbage, banda que teve seu auge nos anos 90. Não é a melhor versão, mas vale como curiosidade:

Garbage



Por fim, para comemorar o centésimo psot, um vídeo que remete ao que estamos fazendo aqui, estamos falando de música! Forte abraço a todos, e sorte a minha ter a honra deste post!

Wagner e os Uchidas(?) - "Baba'o Riley":

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

STONE TEMPLE PILOTS EM SÃO PAULO (OU STP IN SP)

ATUALIZAÇÃO DO POST:

Os ingressos tiveram a venda suspensa temporariamente. Será que termos este grande show por aqui?

O Velvet Revolver como era se desfez, e Scott Weiland está fora, e eu nem fui ver o show dele em São Paulo. Dos males, o menor, o STp se reuniu e vai fazer show aqui em São Paulo! Confira abaixo as infos do site da Ticketmaster:

Evento:
Stone Temple Pilots
Classificação etária indicativa: 14 e 15 anos acompanhados dos pais ou responsável legal. Não será permitida a entrada de menores de 14 anos

Local do evento:
Credicard HallSão Paulo, São Paulo

Abertura de venda dia 20/08/08

Mais inormações: http://www.ticketmaster.com.br/shwLocalDetalhe.cfm?localID=1

Pra comemorar, porque não ficar com o clipe de Vasoline?

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

EV- "Unthought Known"

Pelo que eu pude perceber, nós somos o primeiro blog a postar o vídeo da nova canção de EV, a não ser que os bloggers espertos tenham feito boas táticas para despistar o "clube 9+1 em inglês", como a boa alma que pôs este vídeo no youtube sob a alcunha de um bom ator e amigo de EV. O link segue abaixo, com um embeded melhor desta vez. Os fãs do PJ vão perceber porque este post está levemente codificado, por conta do querido "clube 9+1 em inglês". Segue abaixo também um link de mp3 do sendspace,a qualidade não está das melhores, até porque o áudio eu tirei manualmente do vídeo.
O link dura uma semana de propósito, é do sendspace, é uma aposta pra ver se alguém vai ver este post em uma semana.

Em primeira mão no Brasil, U nthought K nown, nova do E ddi e V edde r, estréia da turnê solo



Link do áudio: http://www.sendspace.com/file/yx1v9d

Mais sobre este show:

http://br.youtube.com/profile_videos?user=AvsGirl66

Dose dupla

1) Bizarre Love Triangle

Aqui em Santa Catarina, minha namorada me falou de uma rádio muito boa FM chamada Itapema FM, que fazia um programa chamado Dose Dupla. A idéia era mostrar uma mesma música sob a ótica de mais de um artista. Achei a idéia boa, e faço a estréia oficial dela aqui no blog (embora já tenhamos feito coisas parecidas aqui antes). Pra começar, um clássico dos anos 80 (dá-lhe Julião!), nas mãos do New Order e da bandinha que só ficou conhecida por este cover, Frente!. Benditas sejam as férias!
Este post vem em boa hora, comemorando a volta do blog.



1) New Order - Bizarre Love Triangle



2) Frente! "Bizarre Love Triangle"

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A estética e as belas canções dos clipes P&B nos anos 90 - Parte 2

Como eu comentei na primeira parte deste post, a estética PB não rendeu frutos apenas no período em que o "grunge" reinou. Frutos desta geração de videoclipes foram sendo gerados por toda a década de 90. Aqui, vamos ver, além do Stone Temple Pilots, outras bandas com levada mais pop, como U2, Cranberries e Collective Soul.

The Cranberries "Linger"




Antes de virar trilha de novela e de servir de trilha sonora de primeiro beijo de muitos casais, "Linger" estreou no Lado B da MTV. Uma canção tão linda não poderia passar em branco, daí para o Disk MTV (a parada da época) e a trilha de novela foi um pulo, ou um ano (digo). Este clipe tem uma fotografia muito bonita, e é ambientado em uma clima bem "noir", de filme antigo, algo entre os anos 40 e anos 50. O Cranberries gravou depois outros clipes em preto e branco, como "Ode to my Family", "When you're gone" e o misto PB e tons pasteis "Zombie", todas grandes canções dos anos 90, mas Linger foi sem dúvida a mais marcante deles. Caso vocês tenham interesse sobre os clipes das grandes canções acima, após o térnimo do clipe de Linger, há o link para vídeos do Youtube destas músicas, é só clicar e assistir.

U2 "One"



U2 - One
Colocado por djoma

O U2 tem (ou tinha?) a habilidade de fazer belas canções sobre temas que aparentemente são óbvios, mas que possuem outro significado oculto, mais profundo. Foi assim com "With or without you", que fala sobre o vício em cocaína (ou heroína, não me lembro bem agora), e com esta canção, "One", com um tema bem denso. "One" conta a história de um filho (gay, se eu não me engano) que conta para o pai que está com AIDS. O clipe possui três versões, e a primeira mal chegou a figurar pela MTV. Nesta versão, que pode ser conferida no segundo DVD de clipes da banda, os membros da banda se vestem de mulher, e o simbolismo da letra aparece de maneira mais didática. Como era inviável do ponto de vista comercial, eles chamaram um diretor para gravar uma segunda versão, mais artística. A "versão do buffalo", que pode ser conferida acima, faz parte do grupo de clipes mais bonitos que eu já vi. Infelizmente, a banda foi convencida que esta versão não seria viável, e novamente a banda gravou uma outra versão, mais conhecida por todos. A versão do bar, que circulou largamente na MTV, não diz nada à ninguém, e está abaixo do potencial que a música apresenta.

Stone Temple Pilots "Creep"




Creep é uma bela música sobre auto-estima, auto-destruição e auto-imagem. O clipe desta banda, estreante no cenário mainstream da época, é prova da sensibilidade da banda, aliada à uma estética de clip bem própria do período. Veja e reveja. Na época, eu nem havia reparado que eram os outros membros da banda no clipe, tal a descrição e boa atuação deles, natural, como se eles fossem uma família em um domingo nublado.

Collective Soul

1) Shine




Se alguém conhece esta bandinha, que gravou algumas boas canções, possivelmente é por conta do clipe e da música "Shine", que possui bons riffs e um belo solo de guitarra. Muita gente de bom gosto lembra desta música com saudade.

2) December




O Collective Soul possui clipes mais bonitos como "The World I Know", mais o clipe acima está mais encaixado com o tema deste post. Para os mais curiosos, o clipe segue abaixo.




Na continuação, algumas bandas mais alternativas (ou nem tanto), e a fuga do 100% P&B: Grant Lee Buffalo,Alanis Morissette,Sheryl Crow, Mazzy Star, Bush (a banda) Soundgarden e Smashing Pumpkins . Logo mais: Um post dedicado aos clipes do REM, P&B ou não (90's, é claro!)