segunda-feira, 9 de abril de 2007

grandes picaretas da música

Quer alguém pra fazer um jingle pra sua nova campanha? Um ator pra fazer uma ponta em um filme? Alguém pra iluminar seu evento no Club Med e ser entrevistado pelo Amaury Jr? Um parceiro de sucesso pra alavancar a carreira de outra cantora? Temos um nome certo: Seu Jorge.

Antes da chiadeira que está por vir, já digo: sou totalmente a favor do dinheiro honesto, do capitalismo, das relações comerciais na mídia e absolutamente contra o jabá em veículos. Todo mundo tem direito de ganhar sua grana, montar sua aposentadoria, realizar seus sonhos. Mas, por favor, vamos assumir ao que viemos. Um esquema Latino (o cantor), pau pra toda obra. Sem discursos sociais, música como forma de protesto, problemas raciais ou como vivem playboys, ricos etc.

Talvez tenha um incrível potencial pra música. Mas, como está envolvido em nove entre dez projetos bacanas-brasil-raízes-samba-áfrica-soul-mpb-vanguarda, no máximo o vejo como um próximo convidado pro Arquivo Confidencial do Faustão. Musicalmente também não me agrada. E aí, tenho todo o direito de não gostar.

Um brinde a música brasileira (avec Veuve Cliquout, s´il vous plait)!

12 comentários:

fernando drudi disse...

Bom sei lá, que nem já conversamos sobre isso, curto o trampo do cara e nunca vi ele como "militante", mais como um cara sossegadão que fez sucesso. Mas não deixa de ser hipocrisia criticar os playboys no cd e cumprimentar o Felipe Massa numa festa da Ilha de Caras, se ele faz realmente isso.

Concordo o lance do Latino. Ele é muito criticado, mas assumiu o "pop-faz-dinheiro" pra todo mundo e não vejo nada desonesto. Ele é muito esperto (no bom sentido), isso sim.

Vejo outros "picaretas" no mundo da música. Não tiro o mérito de nenhum deles. No mínimo, para estarem onde estão, têm grande empatia.

CPM22 é uma banda que só copiou o HC lá de fora e botou letras em português, mesma temática, mesmo tudo e um vocal questionável. Mas tão aí, são pioneiros, perceberam a oportunidade e, aparentemente, gostam do que fazem. Sucesso merecido, de certa forma, vide a caralhada de banda que veio na bota deles.

Acho que o mercado de música brasileira é um chamariz e formador de picaretas, assim como qualquer área de atuação por aqui. Pelo menos, na música, eles não roubam, que eu saiba.

wauchida disse...

Na boa, por isso acho muito suspeito esse lance de musica política. O pearl jam faz isso intensivamente, e acompanho os caras há tempo suficiente pra poder concluir se é hipocrisia ou não, e no caso não é.

Por isso sou completamente a favor da música pessoal,com letras pessoais. De lá de fora gosto de Norah Jones e outros, aqui fora há uma safra interessante de novas cantoras, pra vocês que tem banda larga em casa, vale dar uma conferida nos nomes publicados na ultima edição da veja , que possui uma reportagem sobre mpb, peguem os nomes e mãos a obra no you tube. Esse cara nunca me enganou, e acho legal esse lance do Julião que, apesar de conhecer muita gente e provavelmente conviver com muita gente que gosta dele, malha o cara e pronto. Isso aí, honestidade em primeiro lugar.

Sobre o comentário do Drudi do CPM 22, só tenho a dizer que tenho muito a acrescentar. Há muito tempo tenho percebido que o Mercado musicalç brasileiro, onde impera o mau gosto, não procura "artistas" pelo talento, e sim provavelmente por ferramentas excusas de "Matriz PFOA" ou "Análise "SWOT" da baixaria. E no meio de oportunidades, forças (?) e fraquezas, a única ameaça existente é aquela para nossos ouvidos.

E na análise BCG desta coisa, não há espaço para vacas leiteiras e galinhas dos ovos de ouro, há sim muitos, muitos porcos.

E tenho dito.

Wagner, em post not dust, neither therma pró, e sim guaraná viton, e não diet, direto do postinho de gasolina na frente da diveo.

Ouvindo: Coletãnia Pearl Jam 2, "MFC"

A autora disse...

Seu Jorge Puro espírito do Brasil! alguém acha que não?? ehehe
no women at this blog? how come??

DanReis disse...

Pior que Seu Jorge e Ana Carolina, só o Seu Zé e a Célia.

Anônimo disse...

como namorada do autor do texto, devo dizer que concordo em gênero, número e grau!

sempre conversamos sobre isso e acho sim o cara um puta oportunista e cara-de-pau... pode até ter tido seus méritos no início, mas atualmente aproveita qualquer boquinha que aparecer, além de ter discursos contraditórios e tomar champagne com o amaury!

a questão nem é aproveitar outras oportunidades para expôr seu trabalho, mas sim o fato de ele dizer que defende uma coisa e, na prática, fazer outras...

e, se gostar de Seu Jorge atualmente é ser moderno, então ok, somos um casal careta :P

fernando drudi disse...

Não não! Vocês não são caretas por que não ouvem Seu Jorge, mas sim por que o Júlio deve te forçar a ouvir a Alpha FM hahahahahaha!

Anônimo disse...

hahaha, ele não força, Fernando! tive que me acostumar à força com meu pai, que já faz isso comigo desde pequena, hahaha... quando o Júlio chegou eu já estava acostumada, ó :P

jardas disse...

Já ouvi dizer que o seu jorge, antes do sucesso, era morador de rua e passava necessidade...não sei se é verdade, mas sei que ele era enturmado de uma galera da cena musical do Rio, como Rappa, Planet, e outras..

[...em 1998 apareceu uma banda que lançou um único disco, Farofa Carioca e com o single "Moro no Brasil" e que em minha particular opnião era grandioso por natureza. Achei a música um clássico instantâneo (como disse, na minha umirde opnião) e só fui ouvir o restante do disco no ano passado...bom tmb].

Lá fora eu sei que ele fez sucesso por causa da trilha do filme "The Life Aquatic with Steve Zissou" e não ouvi ainda para saber se é bom ou não.

Isso é quase tudo que eu conheço ele até agora, tirando é claro as que tocam na rádio com a Ana Carolina e aquela música da sagatiba que toca que eu acho q letra uma merda...mas o som e bom, parece música-propaganda da tal cachaça..

"Moro no brasil
Não sei se eu moro muito bem ou muito mal
Só sei que agora faço parte do país
A inteligência é fundamental"

Penso que essa é a máxima dele aplicada à vida real...aí o que a gente vê é o sucesso sendo abraçado, seja como for...

Confesso aqui que quando o vi com AMaury Jr, tive uma sensação de repúdio...

Hoje vc vê caras como o Marcelo D2 fazendo músicas com o filho, falando de família e dizendo aceitar participar de programas de auditório como o do Faustão! A vida de músico (de todos aliás) é ingrata mesmo, alguns até tentam seguir o caminho de certa integridade artistica/ ideológica e se rebelam contra o sistema, vide o caso do Lobão que meteu o pau no império das gravadoras no passado que vendeu CD e banca, fez militância abertamente, mas a realidade e as contas mostraram que as coisas devem ser diferentes porque agora ele tá lançando show Acústico da MTV...com selo de gravadora grande e tudo..


"É só plim, plim
Dá dois, dá dois
Tirim, tirim, bangue, bangue, pau, pau"


Abs

fernando drudi disse...

hahaha mto bom o comment jardas, mto bom...

O Seu Jorge foi mesmo morador de rua, pelo menos ele diz e os amigos confirmam na imprensa. O Farofa Carioca era uma bela reunião de artistas. Mas não conheço mto tb...

E nessa trilha sonora, grande parte são versões de músicas do david bowie, vale a pena conferir a releitura. Meio monótono, mas interessante.

Concordo contigo, é "inviável" pros artistas não tomar um champagne com o Amaury de vez em quando. Na nossa profissão é a mesmíssima coisa. Ou faz a média, ou vive no ostracismo.

Quanto ao Marcelo D2, ele podia ser comercial só nas atitudes e não a ponto de enlatar o "hip-hop".

Bruno Marcel disse...

A questão é que quem fala muito, uma hora vê as palavras voltando no sentido contrário.

Vide:

Chorão - O cara honesto, correria e de atitude que passou a perna nos companheiros de banda.

João Gordo - Anti mídia, propaganda, capitalismo e televisão desde que tenha uma ponta pra ele ganhar o cachê dele.

Marcelo D2 - Maloqueiro que não se mistura com playboy. Até chamarem ele pra tocar na Daslu.

E de onde vieram esses tem muito mais, só pensar um pouco que a listinha vai se completando.

A verdade é que ter ideologia nesse país (não que outros sejam diferentes, mas falo do que conheço) é bem raro.

Anônimo disse...

gente, tá na hora de atualizar!
Beijo

jardas disse...

obaaaaaaaaaaaa...
valeu drude...