domingo, 4 de janeiro de 2009

qual é o cenário?

Eu tô pra escrever sobre este assunto há algum tempo já. No começo do ano passado eu assisti a alguns episódios de uma série do Multishow chamada Que Rock é Esse? que apresentava de forma didática e com alguns depoimentos os principais estilos e personagens do rock nacional. Aquela coisa toda pra adolescente ter mais cultura, mas era agradável de se assistir.

Apesar de cair um pouco na mesmice da cena musical Rio-São Paulo anos 80 e o impacto do Rock In Rio I de 1985, era curioso perceber que havia bandas, casas de show e movimentos que se destacavam. Independente se tocavam na rádio, tinham discos etc...


Não sei se o excesso de informação e conteúdo musical produzido que temos disponível atualmente acaba matando este tipo de situação. Resumindo tudo: se alguém me perguntar daqui a 20 anos o que rolava em São Paulo de música nos meus 20 e poucos anos eu não vou saber responder. Não sei se isso tem relação também com o fim do modelo fonográfico que aconteceu no começo desta década.


PS: Que Rock é Esse continua passando no Multishow, mas em um formato enlatado sobre música internacional.

2 comentários:

wauchida disse...

Julião, confesso que acho o progema do filho da Rita lee pass´vael, embora ainda assim seja um registro do nosso (eu odeio) rock nacional.

Há boas bandas no Brasil, como a excelente cuiabense Vanguart - http://br.youtube.com/watch?v=VxnbtvLwwC8 , que consegue fazer um ótimo folk nacional.

Mas oque infelizmente vejo imperar em SP é um circuitinho de bandinhas ruins, de uma molecada que frequenta a rua augusta e não toca coisa alguma. Veja o próximo post acima do seu, e vc entenderá.

fernando drudi disse...

Esse vídeo do HR é foda.

CSS é chato pra caralho, uma chatice desgraçada. Mas eles tem o mérito deles. Fazem um puta sucesso la fora. O mundo hoje tá pro tipo de som que eles fazem. E todas as bandas internacionais que fazem algo do tipo. Já viram isso?: http://www.youtube.com/watch?v=F1M8zxyDFrQ

Passa o dia inteiro na MTV, puta sucesso. :(

O cenário internacional hoje é o domínio de bandas "alternativas" como Kings of Convenience, Bloc Party, The Rapture essas bandas que dá até coceira de ouvir uma música inteira. Pra mim, pelo menos.

Mas acho válido, cada um desses caras faz um lance diferente, as produções são boas, só não me toca. Tem muito enlatado também, mas isso é a constante: enquanto tiver alguém mandando bem, vai ter alguém copiando e alguém mais rico produzindo em série.

E pra mim CSS continua sendo linguagem de programação pra customizar html.