No início dos anos 90, a música nos EUA e nas regiões de influência se voltou para o que acontecia no cenário alternativo norte americano. Cansados do Pop de Michael Jackson, de roqueiros posers da cena do hard rock do país e com a decadência vista mês após mês do Guns n´roses, que até então reinava absoluto, esta reviravolta foi capitaneada (não intencionalmente pela banda) por meio do hit "Smells like teen spirit" do Nirvana, que trouxe junto na bagagem uma porção de grupos com música de boa qualidade que tiveram a oportunidade de levar seu som à público de muitos telespectadores no mundo (lembrem-se que naquele tempo não havia a facilidade da internet). No Brasil, a MTV deu força a 2 programas que apresentavam o melhor do rock alternativo, "lado B" e "Manifesto MTV". Me lembro de gravar belos clipes da MTV na época, de bandas bem conhecidas ou não. Nesta pequena série de posts, resgato alguns destes sons. Evitem a tentação de ver apenas os mais conhecidos, separem um tempo, e vejam (ou revejam) estes clipes um a um, das bandas conhecidas ou não. São belíssimos clipes, belíssimas canções, vídeos dirigidos por gente de gabarito como Jake Scott (Bush, Smashing Pumpkins), Mark Pellington (que dirigiu clipes do PJ, Screaming Trees e a nais bela versão de "One" do u2, além do fotógrafo Anton Cobjin. Este primeiro post remete à 3 importantes bandas do rock do inicio dos anos 90: Pearl Jam, Smashing Pumpkins e Screaming Trees.
Pearl Jam "Oceans"
Pearl Jam - Oceans
Colocado por Longtimeman
É realmente uma pena que o PJ tenha passado tantos anos sem fazer videoclipes. "Oceans" é uma prova que se pode fazer um belo vídeo com um orçamento bem baixo.
Boa parte de vocês que conhecem a banda deve se lembrar do Smashing Pumpkins praticamente em final de carreira, nos idos de 97 e 98, principalmente por conta do hit "Tonight, tonight". O que as gerações mais atuais talvez não conheçam são as belas músicas como esta e "Rhinoceros", do primeiro álbum, e os riffs fortes de rock de músicas de álbuns anteriores, como "Cherub Rock". Na época em que o clipe de Disarm foi lançado, eu não sabia porque as pessoas faziam tanto alvoroço em torno da música "Black" do Pearl Jam. Eu sempre achei "Disarm" uma música muito mais bonita, e com um clipe à altura.É até hoje um dos clipes mais bonitos que eu já vi, de qualquer banda, em qualquer época.
Screaming Trees
1) Dollar bill
Screaming Trees - Dollar Bill
Colocado por lanegan
Quando alguém me pede para recordar de algo da época do "grunge", nunca é o Pearl Jam, o Nirvana ou o Soundgarden que me veem à cabeça, as 3 melhores bandas do período. O que me vem à cabeça geralmente é o hit "Would" do Alice in Chains, ou esta música do Screaming Trees. O Screaming Trees, assim como o Soundgarden, é uma banda dos anos 80 que só conseguiu ser conhecida por um público maior graças ao sucesso do Grunge. Após o sucesso, eles lançaram 2 álbuns e acabaram, leia-se os melhores álbuns da banda. Esta bela balada está em um deles, e se chama "Dollar Bill".
2) Sworn and Broken
"Sworn and Broken" é uma bela canção que está no último álbum do Screaming Trees. O clipe da música é muito bem preparado também, se vocês nunca ouviram, não deixem de conhecer a canção e o vídeo acima.
3) Mark Lanegan - "House a home"
O Screaming Trees acabou após o lançamento do último álbum da banda em 1996, e seu vocalista é mais conhecido no rock alternativo por sua carreira solo e pelo seu trabalho com o Queen of the Stone Age. "House a home" faz parte de seu primeiro álbum solo, e tanto a música quanto o clipe, de 1998, remetem aos tempos de 92 à 94 em que este tipo de música e este tipo de clipe eram feitos. Assim como "linger" do Cranberries, possui uma atmosfera antiga, só não diria Noir pois o clipe se passa durante o dia, mas as pessoas soam "anos 40 ou 50". Está na lista dos melhores clipes que já vi, e é um vídeo bem simples que conta uma história.
No próximo post: Stone Temple Pilots, U2, Cranberries e Collective Soul.
Um comentário:
Lindo o post, señor wagner "the nineties" uchida. Essa dollar bill é do caralho, ouço bastante ela. Não há tanto tempo quanto você, mas ouço. "Goodbyeeeee mama, I´ve taaaaken this too faaaar"
Postar um comentário