Caras, quando esse blog nasceu e fui convidado a escrever nele, estava numa fase de acertos de contas com o Mr. Maia: a de ouvir o seu trabalho.
Antes, para mim parecia mais ou menos da forma como o Drudi descreveu. Eu era de um preconceito cego devido suas aparições em programas de sábado à tarde da década de 80 (quando ele não dava cano é claro..rs) e trilhas de novelas da Globo.
Achava o esteriótipo exagerado e isso me fez por muito tempo não valorizar e nem ir atrás de mais infos sobre o artista.
Acho que é de bem pouco atrás que veio à tona uma espécie de "movimento" que procura resgatar o valor de nossa música, sobretudo a música MPB-black, o soul e sobretudo na juventude atual (lembro na época da facu, era geral ir em sambarocks e muita gente que eu conheci que estava descobrindo os trabalhos de artistas desse gênero). Acho na minha opinião que aquela turma de filhos e amigos-dos-filhos de Old-Boys da MPB foram responsáveis...Jair, Simoninha, Max de Castro, etc..
Bem, estava ouvindo o Racional Vol. 1 e 2 e cara, chapei!. Produção instrumental ducacete, redonda, soul afinado com a alma, o jogo de metais certero, a GUITARRA setentista e músicas como "Bom Senso", "Que Beleza", "Cultura Racional", "Que legal" e "O Caminho do Bem" em suas versões originais e perfeitas. Percebi o quanto já havia ouvido este camarda por ai. Seja em covers, no filme Cidade de Deus e até em sampler do grupo Racionais MCs ("Ela partiu"), ele sempre esteve por aí espalhando sua influência. Me senti até mal porque deveria conhecer esse álbum há muito tempo.
Eu já tinha ouvido falar do play, mas só fui atrás de ouvir por causa de uma notícia que eu li e que me deixou curioso: 18.000 pessoas assistiram a um show da banda Instituto no festival RecBeat em Recife em pleno Carnaval 2007, que fez um show histórico com as músicas do álbum Racional do Tim Maia.
http://noticias.uol.com.br/carnaval/2007/ultnot/ult4338u276.jhtm
Depois dessa "adquiri" as músicas e aí...e aííí´....e aíííííí!!!!!
Júlio, não escrevi como comentário no post porque vide a importância do negão, achei que merecia um post e tambem eu estava pensando em me aprofundar no álbum num post também, que para mim, resumidamente, foi uma experiência e tanto!
Ouvindo: Frank Zappa - Po-Jama People (Álbum: One Size fits All)
quarta-feira, 21 de março de 2007
cadê o retorno?! - parte 2 (Que Beleza!!)
Postado por jardas às 13:10
Marcadores: banda instituto, mpb-black, racional vol 1e2, recbeat, recife 2007, Tim Maia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Os samples usados pelos Racionais sempre foram muito bons...
Agora essa safra de "filhos de famosos", acho que começa a ficar em baixa. Sem questionar o talento musical deles, cada um com o seu, sou fã dos trabalhos do Simoninha. Mas acho que o peso do talento e pioneirismo dos pais engoliu um pouco eles. Talvez a maior culpada dessas comparações seja a mídia.
Desses os que eu menos considero são Maria Rita, que diz que não quer seguir a musicalidade da mamãe , mas, na minha humilde opnião, nao passa de uma cópia um pouco anasalada da Elis. E também o filho do próprio Tim Maia, que apareceu 3 minutos no Faustão e nunca mais vi... :S
`Cara!
Me senti assim qdo conheci pela primeira vez, e a fundo o trabalho do mestre, Gonzaguinha.
.
.
.
.
hehehe,,,brincadeira...mas com certeza preciso como lição de cidadania e necessidade cultural conhecer mais de nossa musica.
Já sei por onde começar...valeu Jardas!
acho que pra começar nao hein anao... tim maia for dummies é difícil...
haehaehae não entendi a brincadeira com o gonzaguinha....
Acho que o Danelo quis dizer que começar a ouvir Gonzaguinha é algo tão distante quanto Tim Maia. Como se o Pudeen fosse dizer que iria ouvir a fundo Queens of The Stone Age.
Anão, Tim Maia é fundamental!! Desde as populares fáceis de cantar, até o restante da obra que é de uma riqueza incrível. E se quiser, como já disse o Drudi, tem o maluquissímo álbum "Racional" que o próprio Tim Maia anos depois rejeitaria por completo.
pode cre julião...
como eu disse, tim maia for dummies não tem, tem que estar disposto e preparado, mas o cara é foda.
tem uma coleção daquelas "millenium" dele, é bem legal, engloba relativamente bem a carreira toda delem, só não tem nada da fase racional: We are gonna rule the world don’t you know, don’t you know. We’re gonna put it together. Want to put it together!!!!
Postar um comentário